Pesquisar neste blog temas do seu interes

terça-feira, 1 de maio de 2012

CENTENAS DE HAITIANOS PODEM CHEGAR NA FRONTEIRA DO BRASIL


Essa nova leva de haitianos está preocupando as autoridades peruanas. Até hoje pela manhã tinha aumentado para 14 o número de haitianos, com apenas dois com visto peruano ( carimbo de Migração ) de Janeiro.
Leonor Mercedes Perales , que também faz parte do MAP,(intercâmbio de Madre de Dios, Acre e Pando) nos enviou um e-mail, contando da preocupação do  Prof Corvera e  governador de Iñapari - PERU com o problema. Esse problema vai mais além.
Segundo Leonor o Governador de Huaquillas - Equador, disse ter atualmente uns 340 haitianos em sua cidade só aguardando oportunidade dos coiotes para entrarem clandestinamente no PERU, os mesmos são envolvidos em corrupção para adquirir o carimbo no passaporte.
Os coiotes chegam a cobrar US$ 200 para cada trecho, burlando os controles policiais, em viagens de ônibus que são feitas pela parte noturna na rota Tumbes, Lima , Cusco, Pto Maldonado e Iñapari.



Existe um acordo em Iñapari da policia com os taxista e empresas de ônibus, proibindo os mesmos de carregarem haitianos, que caso isso aconteça eles retornariam com os haitianos até Puerto Maldonado, mas que o acordo foi quebrado pois já tem 14 haitianos no município.

Estes acontecimentos serão levados até o consulado peruano, para as providências. Também devem serem levados ao conhecimento das autoridades de Porto Príncipe no Haiti, haja vista os acordos feito com o Brasil, visando impedir a saída de haitianos sem o visto, e também que chegue até o conhecimento dos demais países que fazem a rota utilizadas pelos haitianos, como o Panamá, Equador, Republica Dominicana, etc. dessas decisões. Acima de tudo para impedir que estes imigrantes sejam alvo de chantagem e usado por coiotes, que segundo os imigrantes haitianos, os coiotes falam que depois que chegarem em iñapari o governador assina um documento e com isto eles ingressam no Brasil. Essa informação é falsa e contraria  as normas migratórias do Peru



O governo de Iñapari tem trabalhado em comum acordo com as autoridades policiais peruanas, mesmo assim não tem conseguido conter a entrada de imigrantes em seu pais. Portela