Pesquisar neste blog temas do seu interes

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO

Temos de ter consciência de que algo precisa ser feito no sentido de melhorar a nossa realidade escolar. O índice de reprovação, a evasão escolar, o desemprego, a estrutura familiar, são fatores que desencadeiam, para que alunos, não tenham bom desempenho escolar.
Que seja implantado um projeto interdisciplinar de acompanhamento terapêutico, pedagógico, psicopedagógico e psicanalítico com a intenção de conhecer, prevenir e tratar as causas que estão interferindo na aprendizagem dos alunos, aquelas que apresentam dificuldades na área cognitiva, intelectual, física e social. Que seja aberto também aos familiares e com apóio para aqueles que sofrem com neuroses, histerias, psicoses; proporcionando aos pacientes, mecanismos para o autoconhecimento e o resgate de auto-estima.
VISÃO PEDAGÓGICA
Os pedagogos articulam as dimensões afetivas e cognitivas como um sistema único onde se processará o desenvolvimento do indivíduo, encarando a dificuldade de aprendizagem como um sintoma, às vezes neurótico, e que foge a sua área. Já que o inconsciente participa ativamente no processo de construção do conhecimento quando este é decorrente de causas ligadas à estrutura individual, familiar e do educando.
CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISI À PEDAGOGIA
Não se pode negar que na maioria dos casos, as dificuldades de aprendizagem vêm acompanhadas por distúrbios de comportamentos; e isto só já justificaria a adoção da terapia psicanalítica auxiliando o trabalho pedagógico. Outro ponto é o conceito de transferência de “Freud”, que está presente em qualquer tipo de relacionamento interpessoal, inclusive no de professor-aluno, (um não ir com a cara do outro), causando um obstáculo ao sucesso escolar.
Temos ainda de levar em conta a fragilidade da formação do EGO infantil e o mecanismo de identificação com as figuras parentais e o desenvolvimento do SUPEREGO. Nessa fase, a criança pode receber influências que venham a ser nocivas para a formação de sua personalidade, e que, sem um devido acompanhamento, muitos impulsos serão recalcados e remetidos às profundezas da mente onde permanecerão criando tensões e conflitos. O psicanalista na escola pode oferecer terapias não só aos alunos como também aos educadores, com a perspectiva de que o trabalho dentro dos muros escolares se torne ao mesmo tempo, mais consciente e mais prazeroso.