Pesquisar neste blog temas do seu interes

domingo, 7 de fevereiro de 2016

É ALARMANTE O DESCASO EM EPITACIOLÂNDIA COM RELAÇÃO AO MOSQUITO
Geralmente os municípios afetados realizam 4 ciclos de prevenções por ano. Em 2014 Epitaciolândia só realizou um e em 2015, apesar dos riscos, também só foi realizado um ciclo.
O resultado não poderia ser outro, o município já não suporta tanta gente com Dengue, Chikungunya e Zika Virus. “Todos temos o direito à saúde”, Saúde deveria ser prioridade em Epitaciolândia, diz Vereador Portela
Acre tem quatro municípios em risco de dengue, diz Ministério da Saúde 24 de novembro 2015 e mostram que além da capital, as cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri estão na mesma situação.
De acordo com o estabelecido pelo órgão, índices acima de 3,9% indicam situação de risco para a doença. Em Epitaciolândia, no início de 2015, os dados apontam que pouco mais de 23% dos imóveis estariam infestados pelo mosquito transmissor da dengue, tendo reduzido no meio do ano e aumentado novamente no final de 2015



Antes de mais nada é importante nós lembrarmos de que o combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal e da coletividade.
A coletividade deve participar das atividades que visem o combate à dengue, pois só a atuação conjunta do governo e da população levarão ao controle da doença em nosso município.
O nível municipal deve montar um sistema de vigilância epidemiológica da doença e um sistema de controle do mosquito, tendo para isto financiamento das ações pelo Ministério da Saúde. O nível estadual é responsável pela coordenação da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo diagnóstico laboratorial, medidas de controle em casos de epidemia, capacitação de pessoal para o trabalho de vigilância epidemiológica e controle e pesquisas na área.
- O fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica para ampliar a capacidade de predição e de detecção precoce de surtos da doença;
- A melhoria da qualidade do trabalho de campo de combate ao vetor;
- A integração das ações de controle da dengue na atenção básica, com a mobilização das unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF);
Isso e outras ações mais, deveriam ser prioridades, em Epitaciolândia
Vale lembrar que,O Acre é o estado do Brasil com maior incidência de dengue e que também o Acre registrou sete epidemias de dengue nos últimos 20 anos.